NOTÍCIAS

Este é um espaço do Laboratório Ambientale com as últimas notícias sobre as conquistas
da ciência na área de Análieses Ambientais, Alimentos, Água e Efluentes.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Confira as últimas notícias do setor.

Release CURSO DE INCERTEZA DE MEDIÇÃO


A Isoquality em parecia com o Laboratório Ambientale realizou mais um curso direcionado aos profissionais que atuam em laboratórios de ensaio.
O tema ministrado foi “Estimativa de incerteza de medição para laboratórios de ensaios” que objetivou capacitar os participantes na técnica de estimativa de incerteza de medição em ensaios, segundo os requisitos do ISO GUM e Guia EURACHEM.

O diretor da empresa ISOQUALITY Sr. Rodrigo Penteado que ministrou o treinamento, é consultor especialista em Sistema de Gestão de Laboratório e membro do quadro de avaliadores da Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO.

O encontro foi um Sucesso, com todas as vagas preenchidas, o treinamento reuniu colaboradores gabaritados de conceituadas empresas da região como COCAMAR, COAMO, DISPEC DO BRASIL, CAFÉ CACIQUE, COOPERATIVA INTEGRADA, CASTROLÂNDIA, LABORATÓRIO AGRONÔMICO (Paraguay), além da equipe de técnicos e gestores do laboratório Ambientale Lúcio Pupo Farhat, diretor da Ambientale diz que “Atualmente diversos cursos que tratam deste complexo tema estão disponíveis no mercado, porém dificilmente é dado um enfoque mais didático e prático ao assunto”...

” A intenção foi desmitificar que calcular incerteza é algo complexo, para isto foi utilizado pelo experiente ministrante Sr. Rodrigo Penteado, de técnicas e modelos matemáticos práticos” ... “Todos os profissionais que tiveram o privilégio de participar deste curso saíram aptos a realizar os seus cálculos de incerteza e/ou revisar os procedimentos”.

Para os laboratório que desejam atender os requisitos da ABNT ISO/IEC 17025:2005 e acreditar na CGCRE é indispensável o conhecimento sobre este assunto ministrado, pois esta sendo cada vez mais cobrado nos processos de avaliação inicial e manutenção do Sistema de Gestão do Laboratório.

A ABNT ISO/IEC 17025:2005 esta em fase final de revisão. Estima-se que seja publicada no final de Agosto de 2017.
Após publicação, o laboratório Ambientale em parceria com a ISOQUALITY ofertará um curso extraordinário e inédito de Interpretação desta nova versão da norma.


AMBIENTALE CREDENCIADO PELO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA


      CONFIRA